Leandro Moreira TI | Ensino e Treinamento em TI - Infraestrutura como Código
  • E-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Infraestrutura como código, ou IaC é o processo de gerenciamento e provisionamento de infraestrutura usando arquivos de configuração ao invés de configurações físicas de hardware ou ferramentas de configuração interativas.

Podemos codificar instancias de servidores, load balancers, camada de segurando, rede e diversos outros componentes necessários para o funcionamento da nossa aplicação.

A principal característica da IaC é o uso de uma linguagem declarativa ao invés de processos manuais, dessa forma podemos usar um serviço de SCM para armazenamento e versionamento do nosso código de infraestrutura em um modelo muito similar ao já usado pelas equipes de desenvolvimento.

A IaC tem uma ligação muito intrínseca com o a metodologia Ágil e com a cultura DevOps, uma vez que ambas preconizam, pequenas e frequentes entregas, ao adotarmos o uso da IaC em nossos projetos, esses objetivos tornam-se bem mais tangível uma vez ela vai simplificar e acelerar todo o processo de criação de infraestrutura.

Como já falei anteriormente, os códigos podem e devem ser armazenados e versionados e nesse ponto que entra um novo componente, que é o reaproveitamento do código.

Isso mesmo ao adotarmos IaC, não necessariamente precisamos reescrever todo o código ao iniciarmos um novo projeto, podemos reaproveitar o código escrito anteriormente, dessa forma seu uso traz para os projetos mais agilidade e rapidez na entrega.

Share

Está precisando de ajuda em TI? Temos informações valiosas para você, solicite uma consultoria.É Grátis

Parceiros

microsoft logo homecard    
       

Redes Sociais