Leandro Moreira TI | Ensino e Treinamento em TI - Como a automatização de processos pode transformar o dia a dia?
  • E-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Este não é o primeiro artigo sobre automatização de processos que escrevo aqui no LinkedIn, tamanha é a importância do tema, especialmente para a área de TI. Se você não leu, basta clicar aqui.

Como dito no artigo anterior, automatizar é preciso, mas qual será o motivo? Quem é o grande beneficiado com a automatização dos processos de TI?

Acredito que antes de ser iniciado qualquer projeto de automatização, essas perguntas não devem passar sem resposta.

Os profissionais de TI, sobretudo os de infraestrutura, têm um compromisso intrínseco com a automatização de processos e tarefas.

O motivo é claro: nós somos os mais afetados, por exemplo, com a execução de tarefas repetitivas, como:

  • Atualização de arquivos e N servidores;
  • Realizar o “restart” da aplicação;
  • Controlar a execução de rotinas de backup, entre outras.

É comum que muitas pessoas pensem o contrário, mas tarefas repetitivas consomem um tempo significativo do dia a dia do profissional. Tornando falsa a ideia de ser “simples” e “rápida”.

Além disso, a rotina desvia o foco daquilo que realmente é necessário para a empresa, como a melhoria de processos e serviços para que trabalhem de forma otimizada.

É essencial que se entenda que, com a introdução da automação, tanto o profissional de TI, quanto a empresa, são beneficiados no final. E isso fica evidente desta maneira:

Do ponto de vista empresarial, temos como principais benefícios o aumento da eficiência e a redução de custos, uma vez que a contratação de novos funcionários para execução de tarefas de rotina não será necessária.

E do lado do profissional de TI, podemos observar que o mesmo passa a ter tempo para se dedicar aos estudos que, por sua vez, vão resultar em melhorias de processo e do ambiente como um todo.

E, claro, como fator preponderante, a automatização de processos ainda colabora para o aumento da produtividade do profissional e redução de erros de execução que podem custar muito para os bolsos da empresa.

Aproveito que você chegou até aqui para perguntar: como você e a sua empresa veem a automatização de processos?

Share

Está precisando de ajuda em TI? Temos informações valiosas para você, solicite uma consultoria.É Grátis

Parceiros

microsoft logo homecard    
       

Redes Sociais