Leandro Moreira TI | Ensino e Treinamento em TI - Por que você deve automatizar processos?
  • E-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

A medida que as organizações crescem, seus processos tendem a se tornar mais complexos e burocráticos, principalmente aqueles que envolvem a TI.

Em tempos de economia globalizada, os processos de TI têm que estar cada vez mais alinhados aos objetivos estratégicos do negócio.

Uma grande parte desse alinhamento estratégico passa pela redefinição de processos existentes e a criação de novos, gerando um ciclo de melhoria contínua dos mesmos.

Mas é importante destacar que não adianta ter uma rotina de melhorias e de criação de novos processos, se os mesmos não são implementados.

Adianta menos ainda quando eles são implementados, mas sem garantias de que sua efetivação ocorreu com sucesso.

A automatização transforma a realidade da TI

Ao olharmos para a Tecnologia da Informação, é correto dizer que novos processos geralmente resultam em uma sobrecarga no time de TI.

A realidade é ainda mais evidente na equipe de Infraestrutura, uma vez que a maior parte dos processos recaem diretamente nas configurações do sistema operacional dos servidores.

Isso acontece uma vez que a maior parte das configurações ainda são realizadas manualmente, exigindo mais da equipe.

A nova realidade do quadro de funcionários

Atualmente as empresas trabalham com quadros cada vez mais enxutos, e na TI não é diferente.

O famoso “fazer mais com menos” em tempos de economia globalizada, tornou-se um mantra mais e mais ecoado pelos corredores das corporações.

Hoje temos times de infraestrutura cada vez menores e com os profissionais mais “generalistas” possíveis para conseguir atender às demandas corporativas.

Dessa forma, como é possível conseguir aliar as demandas de rotina (repetitivas e que tomam tempo considerável) com as demandas de atendimentos a adequação e manutenção de processos?

A resposta é “simples”: automatizar!

Temos dois lados dentro desse contexto: automatizar é realmente preciso e não é um processo trivial, mas é totalmente eficaz.

Por que “automatizar é realmente preciso”?

Em tempos de equipes cada vez menores, quanto mais automatizado é o seu processo, mais a equipe consegue atender - principalmente àquelas demandas não planejadas.

Para que seja implantada a automatização de processos, o primeiro grande passo a ser dado pelas organizações é ter processos definidos.

Com os processos em mãos, podemos partir para a definição da ferramenta que usaremos para realizar a automação dos processos.

Vale ressaltar que a escolha da ferramenta que melhor se adequa ao nosso cenário corporativo é primordial para o sucesso do projeto.

Temos ferramentas para todos os gostos e sabores, nesse artigo vou apenas citar quais são, na minha visão, as mais usadas no mercado atualmente:

  • Ansible;
  • Chef;
  • Puppet;

Mas, evidentemente, existem outras no cardápio que devem ser analisadas e utilizadas em seu negócio!

Como é a realidade dentro da sua empresa? Vocês já utilizam a automação de processos?

Share

Está precisando de ajuda em TI? Temos informações valiosas para você, solicite uma consultoria.É Grátis

Parceiros

microsoft logo homecard    
       

Redes Sociais